sexta-feira, 15 de julho de 2011

5º. Lugar da Campanha ECO ILHA visita Projeto Cinturão Verde da Petrobras

No dia 08 de julho a 8ª. série da Colégio Francisquense, ganhadora do 5º. lugar da Campanha ECO ILHA, foi visitar o Projeto Cinturão Verde - Programa de Educação Ambiental da Transpetro, desenvolvido em parceria com a ONG Unibio - Universidade Livre de Proteção à Biodiversidade.

O Colégio Francisquense foi recepcionado pela Assessora de Comunicação Institucional da Transpetro - Christina Pinto; todos passaram pelo processo de segurança e normas da Transpetro. A Petrobras está há 34 anos em São Francisco do Sul.

No auditório os alunos viram dois vídeos, um de Normas de Segurança e outro, um institucional "Petróleo, Petróleo", contando a história da Petrobras, seus Terminais, também a Transpetro em São Francisco do Sul; falou do petróleo desde os primórdios, como se originou, do processo de logística e transporte e de seus derivados: gás natural, etanol, biodiesel e combustiveis alternativos.

O passeio iniciou com uma caminhada pelas trilhas ecológicas do Projeto Cinturão Verde, onde os alunos conheceram um pouco mais da Mata nativa e respiraram ar puro, objetivando a conscientização e a preservação da Natureza.

Os alunos da Escola Francisquense receberam lanche na Casa de Recepção que tem a capacidade para atender 30 pessoas e onde são repassadas informações úteis acerca do Projeto Cinturão Verde.
Os alunos da 8ª. série da Colégio Francisquense usufruindo de sua premiação na Campanha ECO ILHA com os representantes da Petrobras - Transpetro, defronte ao Museu de Zoobotânica Engenheiro Altair Vilella.

No Museu, em exposição, alguns animais encontrados no bioma nativo, como cigarras, cobras, aranhas, dentre outras espécias.

No Museu de Zoobotânica o Biólogo, Gustavo, do Projeto Cinturão Verde mostrou os ambientes, como a Biblioteca de Educação Ambiental que serve como acervo, inclusive para os funcionários da Transpetro.

Os alunos conheceram a bela exposição de animais taxidermizados (empalhados), uma parceria entre a Unibio e a Furb (Fundação Universidade Regional de Blumenau).

O biólogo explicou todo o processo de  taxidermização dos animais, que hoje utiliza o algodão sintético, como material de recheio.
O biólogo, Gustavo, apresentou o Projeto Meros do Brasil também da Petrobras, uma característica interessante é que os meros e outras espécies de peixes se adaptaram a natureza da Ilha, vivem e procriam em mar aberto, próximo à monobóia da Transpetro. 

O Projeto Horta Comunitária foi implantado para ampliar as relações com a comunidade francisquense.

A Horta Comunitária possui 33 canteiros cultivados por instituições locais, como escolas e associações de moradores para seu próprio consumo, reforçando a merenda escolar e criando hábitos alimentares mais saudáveis.

No Horto Florestal e nas estufas são produzidas mudas para o reflorestamento como: árvores frutíferas e nativas, a capacidade de produção é de 20 mil unidades anuais.

Os alunos do Colégio Francisquense ganhadores do 5º. lugar da Campanha ECO ILHA com os representantes da Campanha ECO ILHA, tendo uma aula ao ar livre com o biológo do Projeto Cinturão Verde.

Os alunos do Francisquense receberam do biólogo Gustavo mudas de árvores frutíferas, como a Acerola.

Percorrendo as trilhas elevadas em seus 520 metros os alunos tiveram contato direto com a flora da Mata Atlântica, observando-a e identificando as espécies nativas nas placas.

Texto e Imagens: Agência GMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário