Dia 03 de maio de 2013 a Campanha ECO ILHA propiciou um Curso de Atualização Ambiental diferenciado para os professores participantes desta 3ª. edição, visita a 02 aterros, 1 sanitário e 1 industrial assim conheceram mais sobre dois temas da Campanha que são Resíduos e Reciclagem.
Os professores participantes da 3ª. ECO ILHA, representante da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Educação e Cultura e da Agência GMG em frente ao Centro de Treinamento da Essencis Soluções Ambientais, que localiza-se no Distrito Industrial de Pirabeiraba, em Joinville - SC.
A Assistente de QSMA - Qualidade de Segurança em Meio Ambiente, Gabriela Linhares Machado foi quem recebeu o grupo de São Francisco do Sul.
Aqui mostrando a maquete com a área que ocupa a Essencis, que é de aproximadamente 490.000 m².
Aqui mostrando a maquete com a área que ocupa a Essencis, que é de aproximadamente 490.000 m².
A Essencis atende o mercado industrial de Joinville e região, empresas que tem preocupação com a sustentabilidade os procuram para dar o destino ambientalmente adequado a seus resíduos.
A Essencis recebe dois tipos de resíduos - Classe I - classificados de perigosos - compreende óleos, graxas e tintas e Classe II - não perigosos - que não contem contaminantes.
Os professores receberam muita informação, como por exemplo o encapsulamento das pilhas e bateriais, blendagem que é a mistura de cal, cimento e serragem aos resíduos líquidos, etc...
Após fizeram uma visita monitorada com a Assistente de QSMA, Gabriela pela área do aterro industrial.
Na recepção viu-se os resíduos que são pesados, uma amostra é levada para
análise face o tipo e a classe do resíduo. Confirmada a composição dos resíduos é feita a liberação da descarga.
Todos os resíduos são controlados visualmente, tanto na entrada quanto
na descarga.
Após, ocorreu a segunda visita, ao aterro sanitário da Ambiental, também no Distrito Industrial de Pirabeiraba em Joinville. Na foto o grupo de São Francisco do Sul com o Gerente Regional, Luiz Antônio Weinand e o Supervisor Técnico, Everton Herzer.
O Supervisor Técnico, Everton Herzer passou uma gama de informações aos professores; a Ambiental recebe resíduos orgânicos domiciliares, classe 2 e também resíduos hospitalares.
Foi visitada toda a área do aterro da Ambiental que passou por várias fases. No final da década de 1970 era um lixão, por volta de 1991 passou a aterro controlado, até que entre 2006 e 2007 tornou-se aterro sanitário, passando a operar em área impermeabilizada e com tratamento do chorume.
Na visita viu-se a estação de tratamento de líquidos percolados - chorume (matéria orgânica em decomposição), que passa várias etapas, tratamento biológico, unidade de lodos ativados, lagoa para clareamento, tratamento físico-químico e desinfecção por radiação ultra violeta; segundo informações há 90% de eficiência no trato do chorume.
A Ambiental recebe resíduos dos serviços de saúde de mais de 700 pontos da cidade. Inicialmente é feita a esterilização por autoclave em 150 graus. Após o resíduo é depositado na área de resíduo comum.
É complexo o tratamento do chorume, que passa por inúmeras fases, na penúltima etapa coagula através de tratamento e decanta, forma lodo que é bombeado para bag's (bolsas).
A Ambiental faz também a Coleta Seletiva, na cidade de Joinville, em 2 anos aumentou de 350 a 400 toneladas por mês para 1.000 toneladas de lixo, que são encaminhados para várias cooperativas de reciclagem.
O ser humano está consumindo cada vez mais, a população aumentado, cabe então a reflexão: preciso produzir tantos resíduos?
Procure ser um cidadão consciente!
Procure ser um cidadão consciente!
Click nas Fotos para Ampliar.
Texto e Fotos: Agência GMG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário