sexta-feira, 26 de julho de 2013

3º. Lugar da 3ª. Campanha ECO ILHA visitam Zoo Pomerode e Parque Malwee

 Dia 17 de Julho, a 8ª. série da Escola Dr. Rogério Zattar, 3º. lugar, da 3ª. Campanha ECO ILHA visitou o Zoológico de Pomerode - SC.

Click nas fotos para ampliar:

Após alguns cancelamentos devido ao fator tempo, finalmente os alunos da Escola Dr. Rogério Zattar, professor responsável e representante do Meio Ambiente realizaram o passeio ao maior zoológico de Santa Catarina.


Os alunos foram recepcionados pelas monitoras / biólogas do Zoológico e receberam informações e normas do Zoo de Pomerode, como o não alimentar, em hipótese alguma, os animais.

No Programa de Educação Ambiental a estagiária de biologia falou dos animais existentes no zoológico, a diversidade e salientou a importância da preservação das espécies;  informou, inclusive, que muitos animais chegam ali  resgatados do tráfico de animais  e alguns não tem mais condições de voltar a seu habitat natural e passam a integrar a família do Zoo.

A beleza e imponência dos Flamingos-Chilenos. Existem no mundo 5 espécies de flamingos, sendo que o Brasil tem apenas o Flamingo-chileno, que pode ser observado no sul do País.

Os alunos curiosos registravam tudo, aqui no serpentário, a atração é        uma Piton albina.  

O Pinguim-de-magalhães é uma ave de porte média, sul-americano, um habitante do zoológico e tem atendimento vip, com ambiente totalmente climatizado e monitoramento diário.

Espaço dos mamíferos, aqui várias espécies de macacos, como o Babuíno-Verde, Mandril e Bugio-Ruivo.

Alguns animais do parque vieram de circos como os Ursos-Pardos, eles podem chegar na fase adulta ao peso de 400 kilos e atingir 3 metros de altura; nessa época fria do ano tendem a ficar hibernando a maior parte do tempo, mas nesse dia lindo de sol de inverno vieram encantar os alunos. 

No Zoo de Pomerode vivem uma média de 240 espécies, totalizando mais de 1.400 animais. Dentre as espécies alojadas muitas espécies correm risco de extinção na natureza. O zoológico desenvolve atividades de reprodução das espécies destacando a jacutinga, o papagaio-charão, ararajuba, papagaio-do-peito-roxo e o gato-maracajá, dentre outras.

Os Jacarés-do Papo-Amarelo são os maiores répteis que sobrevivem na terra, são encontrados desde o litoral do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul e nas bacias dos rios São Francisco, Paraná, Paraguai e Paraíba. 
As espécies de jacarés só estão em extinção porque os homens os    caçam excessivamente, poluem as águas e desmatam os seus habitats.

 Os Chipanzés são mamíferos e podem viver até 50 anos, estudos bioquímicos demonstraram que chimpanzés e humanos são semelhantes em 98% de seus genes, no entanto, o homem não descende do chimpanzé. 
Muito animados os Chipanzés alegraram os alunos.

Os alunos da Escola Dr. Rogério Zattar, tiveram uma dia diferente e instrutivo em contato direto com animais e a natureza.

As Jaguatiricas são felinos de porte médio, seu habitat são florestas e vivem em média 20 anos. São semelhantes a leopardos na fase adulta, porém suas manchas na pelagem são diferentes e longitudinais.

As alunas da Escola Dr. Rogério Zattar curtindo a diversidade de fauna e flora do Zoo Pomerode.

Na foto registro no viveiro de pássaros, com espécies variadas de aves, inclusive algumas em extinção, como  espécies de Papagaios e Araras.

Os Pavões Azul são uma atração à parte no ZOO, eles ficam livres e desfilam pelo meio dos visitantes e dos animais. Uma curiosidade sobre a espécie é que apesar de viverem e se alimentarem no solo, dormem no topo das árvores e correm risco de extinção na natureza. 

No restaurante do ZOO os alunos aguardando para almoçar, gentileza da Campanha ECO ILHA.

No dia da visita dos alunos do Rogério Zattar todas as Aves do ZOO estavam passando por triagem para vacinação e pesagem.

Muitos flashes marcando todos os momentos no ZOO de Pomerode.

Registro de toda turma da 8ª. série da Escola Dr. Rogério Zattar, 3º. lugar, da 3ª. ECO ILHA, uma campanha focada na educação ambiental.

Após os estudantes foram visitar o Parque Ambiental Malwee, uma referência em educação ambiental, em Jaraguá do Sul.

Os alunos tiveram contato com a fauna e flora preservada no Parque, ao todo são 15 km de trilhas para passeio pelos bosques e beirando os variados lagos.

O Labirinto é um dos roteiros obrigatórios para se fazer no Parque Malwee.

 Museu Wolfgang Weege, nome do fundador do Parque Malwee, um acervo com objetos dos anos 50 até a atualidade, como telégrafos, máquinas de escrever, computadores, celulares antigos, etc...

No Museu denominado "Espaço de Cultura Popular Bertha Weege", contem  artefatos antigos e da mobilidade, como charretes, motocicletas e máquinas de tear. A Campanha ECO ILHA propiciou aos alunos diversão, educação ambiental e cultura.

Fotos e Texto: Agência GMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário