quarta-feira, 11 de julho de 2012

5º. Lugar da Campanha ECO ILHA visita Projeto Cinturão Verde da Transpetro

No dia 05 de julho a 8ª. série da Escola Ruth Nóbrega Martinez, ganhadora do 5º. lugar, da 2ª. Campanha ECO ILHA, foi visitar o Projeto Cinturão Verde - Programa de Educação Ambiental da Transpetro, desenvolvido em parceria com a ONG Unibio - Universidade Livre de Proteção à Biodiversidade.
Na guarita todos os participantes foram devidamente identificados e passaram pelos procedimentos de segurança da unidade.

No refeitório os alunos da Escola Ruth Nóbrega foram recebidos com um café da manhã oferecido pela Transpetro, unidade São Francisco do Sul.

No auditório a funcionária Grasiela deu as boas vindas, após os alunos  assistiram dois vídeos, um de Normas de Segurança e outro, um institucional "Petróleo, Petróleo", contando toda a história da Petrobras.

O Biólogo, Gustavo, do Projeto Cinturão Verde recepcionou os alunos e iniciou o passeio falando sobre a importância da Mata Atlântica.

Na trilhas Gustavo apresentou espécies nativas da fauna e flora da Mata Atlântica.

O Projeto Cinturão Verde possui uma área preservada de Mata Atlântica nativa e os visitantes tem contato direto com a natureza, com placas de identificação dos animais presentes. Uma das espécies de animais que estão no Parque são os Quatis.

A Biblioteca de Educação Ambiental no Museu de Zoobotânica, do Projeto Cinturão Verde serve de acervo para os funcionários da Transpetro.

Exposição de insetos e animais encontrados no bioma nativo, como cigarras, carochas, besouros, cobras, dentre outras espécies.

Na parte superior do Museu está a exposição de animais taxidermizados da Unibio; o processo atual de taxidermização dos animais utiliza o algodão sintético como material do interior e possui todo um cuidado com a ambientalização para preservar a naturalidade de expressões e estética dos animais.

Os alunos e professor da Escola Ruth Nóbrega Martinez ganhadores do 5º. lugar, da 2ª. Campanha ECO ILHA com o Biológo do Projeto Cinturão Verde, tendo uma aula presencial sobre educação ambiental ao ar livre.

O Biólogo apresentou o Projeto Horta Comunitária que possui 33 canteiros cultivados por instituições locais, como escolas e associações para seu próprio consumo, afim de melhorar os hábitos alimentares e favorecer a qualidade de vida da comunidade francisquense.

As Hortas são cultivadas e usufruídas pelas próprias instituições, são também produzidas mudas e adubo orgânico.

O Técnico de Agropecuária, Geraldo, explicou todo processo de compostagem para produção do adubo orgânico que é utilizado nas Hortas Comunitárias e comentou que é fácil produzir em casa, uma horta doméstica.

Retornando do Projeto Cinturão Verde, os alunos percorreram as trilhas elevadas em seus 520 metros.

Retornando à unidade industrial os estudantes se encantaram com o lago repleto de carpas.

A turma da 8ª. série da Escola Ruth Nóbrega na saída da Transpetro - Terminal de São Francisco do Sul com os kits que ganharam do Projeto Cinturão Verde. Após receberam wafers Mirabel, doados pela Mabel Sul.

Fotos: Agência GMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário